segunda-feira, 28 de março de 2011

Museu do Louvre - Paris


Falando um pouco da cidade que eu muito amo, o Museu do Louvre em Paris é simplesmente aluscinante para quem gosta de arte, e por isso merece um post especial. Tudo bem, lá tem tanta coisa que depois de um tempo fica cansativo aos olhos os quiilometros de galeria que o Louvre possui... mas confesso que ele é simplesmente encantador (tanto a sua infraestrutura quanto as suas obras), e que com certeza quero voltar para ver com calma algumas coisas por lá.
Essa primeira foto é de uma das entradas subterraneas do Museu - existem estacionamentos gigantescos do próprio museu embaixo dele! Algumas das paredes de tijolo à mostra, são da época antiga, e foram preservadas! A segunda foto mostra um pouco da famosa pirâmide de vidro do museu... traz uma claridade enorme nesse pedaço do museu, que se divide em norte, sul, leste e oeste!
Vou postar aqui as obras mais famosas que visitamos, graças ao guia francês incrível que tivemos, que transbordava à história e à arte.

A primeira e por isso, merecida obra é a tão famosa Monalisa!
 A obra fica em uma parede especial, com temperatura constante e um "vidrinho" básico, para evitar furtos. Em volta da parede fica uma corda de isolamento, para as pessoas não chegarem tão perto, mas é possível chegar à uns 3 metros dela! E nesse dia em que eu fui, estava tranquilo para se ver...

Uma das obras que eu mais gostei foi a Vitória de Samotrácia... ela fica no alto e no fim de uma das escadarias, e tem alguns detalhes incríveis em sua escultura. O objetivo dessa obra era simular uma caminhada contra a tempestade, e isso é visível na maneira pela qual a sua roupa foi esculpida. L-I-N-D-O!

ps: Lembrei de uma coisa! Se você quer ir ao Louvre, vá com um sapato confortável, porque além de ter muito chão pra andar, tem MUITA escadaria... e precisa de uma boa panturrilha pra caminhar assim... rs...

Olhem a escadaria e a escultura no seu final... lindo né?
ps2: essa é a única foto desse post que não é minha! Peguei no Wikipédia!

Outra escultura famosa é a Vénus de Milo... os detalhes do tecido sobre as suas pernas é espetacular!


 Um dos maiores quadros do Museu...

                                                          Um das mais sensíveis obras...

Uma das mais detalhistas, perfeccionistas e comoventes... esse conchão, o travesseiro, os pés envolvidos no lençol, e tudo isso feito de mármore, fala se não é incrível??? Todo mundo que passa ao lado aperta o colchão pra ver se é mole... de tão real que é...

Essa, com certeza, foi a que eu fiquei mais com medo... de tão real que esse véu sobre o rosto, e essa expressão medonha são...

O quadro mais triste! A expressão desse senhor é nítida de que a mulher sobre a cama está morta...

O pneu mais charmoso! rs...

Essas são algumas das muitas obras que me fascinaram... A idéia de esculpir em mármore, e ficar simplesmente idêntico ao natural é maravilhoso, e encantador...
Eu adorei a experiência, e a oportunidade de conhecer essas obras reconhecidas nesse mundão a fora...

5 comentários:

Iray disse...

Vou ver isso pessoalmente. Vamos?

Anônimo disse...

Esse lugar é encantador, Tia me avise qdo vc for que eu e a Ana Clara vamos juntas. Fico só imaginando ela correndo naqueles corredores imensos, sem colocar as mãozinhas em absolutamente nada...Me lembro de qdo fui que quis passar a mão em um tapetinho que estava pendurado em uma parede para ver se era fofinho mesmo e só ouvi o guarda apitando do outro lado, mandando eu tirar a mão naquele momento, e o S. Carlos saindo de perto de mim, imagina o bafão em pleno Louvre....
Bjos
Débora

Ana disse...

rs...
Bom mãe, se você quiser eu vou com você e com a Débora, mas com a Ana Clara... rs... acho melhor não!

Acho melhor Dé, levar ela em Versalhes, na Sala dos Espelhos, que quase não tem nada que quebre por lá...rs..

PS: Mãe, já falei pra você tirar passaporte! De repente você pode ir pra lá mais rápido do que imagina!!!

bjsss

Ateliê Toque de Arte disse...

Amanhã mesmo vou tirar fotos.
Beijos

Anna disse...

Tb preciso de um passaporte, qualquer dia desses vou fazer comprinhas lá na Europa =)