Nacionalismo!

Resolvi escrever sobre um assunto, que creio que os brasileiros precisam ter mais conhecimento, e mais orgulho! Do nosso querido país... em defender as nossas terras, e o nosso povo dos pré-conceitos que dizem que o Brasil é o país do futebol e do carnaval, e apenas disso!

Das viagens que fiz, vi e senti que os outros países sentem muito orgulho de sua terra e de sua história. Que os monumentos antigos, são motivo de alegria e não símbolo de "coisa velha"... eles contém história, e a história do "seu povo"...

Na Espanha em especial, em que tive contato com pessoas dali, vi que todos conhecem a história da cidade, sabem de datas, de acontecimentos... e contam isso com o maior orgulho! Perguntei porquê sabiam disso tudo e eles simplesmente diziam: "Aconteceu aqui... preciso saber" Foi ai que eu senti vergonha por saber tão pouco da nossa história, da história do meu país e da minha cidade... Por mais que a Europa tenha milênios de hístória e nós brasileiros tenhamos alguns séculos, isso também é história... e nós precisamos saber! Você sabe?
Em muitos lugares da Europa, num todo, se vê muito a bandeira do país... A todo o momento as pessoas que andam nas ruas se lembram onde estão... e esse sentimento de nacionalismo, de orgulho e de respeito pelo país é lindo! Eles me perguntavam muitas coisas sobre o Brasil, porque a idéia que eles tem é de 80% de coisas ruins, 10% de coisas boas, e 10% nulas... triste, muito triste isso! O que eles sabem são as notícias que chegam pela Tv, e o que se mostra além de futebol, carnaval, chuvas e enchentes? Nada meus caros, não se mostra mais nada!!! Tanto é que depois que eu voltei do Natal, eles me disseram: "Ana, cuidado com chuvas hein? Brasil muito perigoso quando chove..." e eu expliquei então, que não eram todos os lugares que ficavam inundados...

Diante das situações, sinto que preciso saber mais de meu país, e de tudo o que me cerca... e afinal de contas, conhecimento nunca é demais!  Assim, as minhas últimas aquisições de livros foram "1808" e "1822" de Laurentino Gomes... quero saber mais dessa história do Brasil, que muito ouvi falar na escola... agora quero entender, de modo diferente, como tudo aconteceu, e ter uma opinião mais consistente e crítica à respeito dos fatos... 

E você, sabe da história? 

Comentários

Postagens mais visitadas