Jalapão - Tocantis

Fui pro Jalapão, em TO! Aquelas experiências bem diferentonas que a gente topa ter, e que é muito interessante (veja bem, que interessante é diferente de maravilhosa, sensacional, etc...rs...). Em um dos primeiros dias que estava lá (5 no total), me disseram assim: "Como que você quer ter uma experiência no Sertão do Tocantins, pensando no conforto/luxo de um IBIS?" (rede de hotéis). E ai a minha ficha caiu, e eu consegui ter um outro olhar sobre todas as coisas por lá, e foi MUITO interessante.


O Jalapão é lindo, e tem aquela natureza encantadora, que os países latinos possuem. Águas claras, um calor daqueles (traduzidos pra 1 Sol pra cada um), um povo muito solícito (brasileiro né?), e uma comida deliciosa (eu comi horrores). Mas os perrengues estão ai para serem passados, então, vamos a eles:


1. Tudo no Jalapão é demorado pra chegar por causa das estradas de areia, apesar da caminhonete 4x4 que levava a gente para os passeios! Encontramos turistas que quiseram ir sem uma agência, alugar um carro e sair por ai, mas existem 2 problemas: o GPS não funciona na maioria dos locais, por causa da internet precária, além do mais, os caminhos até os lugares turísticos, exigem conhecimento do trajeto, e isso, só com os moradores locais mesmo! Então contrate alguém pra te levar, ou uma empresa turística. Encontramos muitos turistas atolados com o carro na areia!


2. Não dá pra ir "viajar sozinho" pra lá, porque os "hotéis" são pequenos (entenda-se casas que tem quartos para te receber! Não vi uma rede de hotéis de SP por lá! Lembre-se da experiência no sertão!), e os restaurantes são as casas dos locais que se adaptaram para servirem alimentação (e é muito gostoso e limpo, mas não tem placa de identificação na frente). Então o ideal é sim você comprar um pacote turístico que inclua todo esse rolê (inclusive alimentação). Mas procure pacotes de turismo do Jalapão! Se você comprar um pacote de SP, eles vão comprar de lá, e você vai pagar 2 vezes, como eu fiz!


3. Os lugares dos passeios são deslumbrantes! Mas se demora muito pra chegar por causa do caminho de areia! As vezes andávamos de carro num total de 8 horas por dia! E quando chegávamos no local, como era turístico e tinha mais pessoas querendo conhecer, ficávamos apenas 15 ou 20 minutos no Fervedouro por exemplo. E não poderia ficar mais tempo que isso, por causa da "fila"...


Conclusão breve sobre o Jalapa: uma viagem muito interessante, mas eu não voltaria! Não pelos lugares! Mas pelo tempo que se leva de um lugar turístico a outro. Em 5 dias, andamos 1200 km de carro! E eu voltei parecendo que tinha ido a pé pro Tocantins, de tão cansada! 




Mas foi incrível, e foi muito bom conhecer o sertão do Tocantins! Afinal de contas, é muito cômodo viver em SP, e conhecer só o que é desse estilo! Quem se diversifica, ganha muito, e o que se ganha é incontável, incomparável e indescritível!!!


Indicação de Turismo local: Gêmeos Tour Jalapão @gemeos_tour_jalapao

Comentários

Postagens mais visitadas