Aiiii Cartagena


Cartagena é cor, é alegria, é falação, é calor, é carroça na rua, junto com carro, junto com bicicleta, e junto com turista, muito turista. Cartagena é acolhimento, é olhar penetrante, é história nas ruas, é poema nas paredes, é verso e muita prosa. Quanta coisa linda Colômbia! Quanta surpresa maravilhosa! Que comida deliciosa, e que calor. Caraca, que calor.


As ruas coloridas são um encanto. Cada parede, porta e janela das casas de uma cor, de forma que elas se compõem de um jeito muito harmônico, e você quer fotografar cada canto. Representa muito bem o calor e o estilo caliente do trópicos, junto com o regatton, que também é delicioso. 



Fique hospedada no Centro Histórico que para mim, é quase sempre a melhor opção para se entender o povo local, os costumes e a vivência do país. A cidade amuralhada, como é conhecida, é onde se concentram as casinhas coloridas, e para mim as ruas mais charmosas.

Outro bairro incrível se chama Getsemani, e ali você encontra o contraste entre construções antigas e os grafites nas paredes, que fazem das ruas de Cartagena, cenários incríveis. O bairro deve ser visitado de manhã, por causa das artes de rua, e à noite, por causa dos bares, restaurantes e agitos que se misturam graciosamente com a continuidade da vivência do povo local. Gente sentada em cadeiras nas ruas, com a casa toda aberta, o cachorro no meio fio, e você caminhando no meio, pedindo licença, e eles sem se importar a mínima com o vai e vem do mundo. Que coisa mais gostosa.

Cartagena é muito histórica, e óbvio que eu fui procurar o Free Walking Tour, porque eu queria saber mais. As turmas saem da frente da Torre do Relógio, e são duas por dia (não me lembro dos horários), mas é fácil achar no google. Mesmo esquema de sempre: 2 horas de rolê aproximadamente, e você paga no final quanto achar que o tour merece, ou quanto você tiver afim. 

Las Palenteras, que são essas mulheres de roupas coloridas e frutas na cabeça, vivem da venda das frutas, e das propinas das fotos e por isso, um click nunca é de graça. Não cobram um valor certo, mas se você dá muito pouco elas reclamam! rs... Se você tira uma foto e ela vê, grita: "no saca la foto"...rs...  Consegui algumas fotos delas distraídas, até que uma veio falar comigo e eu dei uma grana! Rs...

Os pesos colombianos ou COPS são bem confusos, por causa do tanto de zeros, e nós não acostumados com isso, ficamos com a cabeça com um nó! rs... Em agosto de 2018 R$1 real valia 630 COPS e 1 dólar 2180 COPS. Você consegue melhores preços para câmbio no centro histórico, e depois de uns 2 dias consegue fazer conta de cabeça! Mas para referência, usava sempre uma média que 10 mil pesos era mais ou menos 15 reais! 

Um dos lugares mais gostosos de se ir no fim da tarde é no Café del Mar. De lá, a vista para o mar de Cartagena é incrível, você pode curtir uma vista boa, com música boa e bebida gelada. A combinação perfeita para quem só quer curtir. Além do mais junta tanta gente de todos os cantos que é maravilhoso. Caso não queira ficar no bar Café del Mar, você pode se instalar ao lado do bar, num outro pedaço da muralha e comprar cerveja dos ambulantes locais. Dá quase no mesmo, porque é a mesma vista, e a mesma música do bar ao lado, com a sua bebida do isopor que também estará gelada! rs.... 

Enfim: amei Cartagena e a Colômbia que conheci através dela. Me senti em casa, pensando na receptividade, alegria e cor de toda a América Latina. Quanta surpresa boa tão perto da gente. Um pedaço do meu coração ficou nesse cantinho do mundo! E viva Cartagena!

Comentários

Postagens mais visitadas