Para mim, para nós, Paraty...

As minhas viagens por ai poucas vezes incluem o Brasil, por um único motivo: o preço abusivo de tudo o que se relaciona a turismo nesse país. Mas como surgiu uma oportunidade de fazer um evento em Paraty, resolvi aumentar a minha estadia na cidade e conhecer um pouco desse cantinho charmoso e antigo do Rio de Janeiro.

A cidade é uma graça. Difícil de caminhar por causa da irregularidade imensa das pedras nas ruas, mas as casas são charmosas, todas coloridas, antigas e preservadas, graças a Deus.  Pra mim, o mais gostoso de toda a viagem é a história que cada cidade conta e esconde em seus detalhes. Sejam pelas cores das paredes, o formato das ruas, o símbolo dos batedores das portas, as igrejas, as praças...enfim, tanta história linda. Um lugar sem os seus significados, e sem suas histórias nunca me interessam. O lugar só o é por tudo o que aconteceu e ainda acontece ali. São as paredes, mas são as pessoas, o seu passado, o dia a dia, e o como se preserva esse patrimônio para que ele tenha um futuro.

A foto abaixo é da rua mais famosa de Paraty: a rua do fogo. Existem duas histórias que justificam esse nome: 
1) Antigamente as pessoas iam até essa rua para encher as suas lamparinas com óleo e "pegar" o fogo;

2) As casas dessa rua eram antigos bordéis e quando os navegantes chegavam a Paraty logo procuravam essas casas para saciar os seus desejos;

Qual das duas histórias você acha a mais verdadeira? Pra mim as duas são possíveis! Agora que é mais gostoso caminhar pela cidade e conhecer um pouco mais do que aconteceu por ali é verdade, fala sério! <3 nbsp="" p="">

Outra curiosidade: na época do Brasil colônia, as igrejas eram construídas para atender as diferentes classes sociais, e assim aconteceu em Paraty. Suas 4 igrejas mais importantes tinham públicos específicos e a regra deveria ser seguida. Cada um frequentava a sua igreja de acordo com o seu sexo e classe social. Veja que loucura!

Igreja Nossa Senhora dos Remédios: feita para homens brancos;

Igreja de Santa Rita: apenas para mulatos;

Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito: apenas para os negros;

Igreja Nossa Senhora das Dores: somente para mulheres brancas;

Charmes arquitetônicos à parte, essa é uma das inúmeras evidencias  do triste período colonial escravocrata do Brasil, onde a fé distinguia a cor da pele!




Outro detalhe curioso de cidade? As ruas de Paraty se enchem de água por causa da maré e foi planejada antigamente para ser exatamente assim, sabe porque? Porque o meio de transporte daquela época eram cavalos ou burros, e eles faziam muito coco pelas ruas. À noite, quando a maré subia e invadia as ruas, ela levava toda a sujeira embora permitindo assim, que as ruas estivessem todas limpas no início da manhã novamente. Inclusive por isso, as casas que ficavam mais perto do mar, eram as que permaneciam mais limpas, e consequentemente eram as casas mais caras da cidade. Por esse fator Paraty é conhecida como a Veneza brasileira. Legal né?

Mais uma coisa que podemos notar nessa foto: todas as ruas são levemente curvadas, e jamais retas. Diziam que essa era uma das táticas para se fugir dos inimigos já que devido a essa curvatura perdia-se de vista facilmente. Esse detalhe também dá uma sensação maluca de nunca se saber onde está andando, já que estamos acostumados com quarteirões retos. Essa curvatura nos faz perdermos um pouco da noção de onde estamos, e quando se acha que se aprendeu a caminhar por essas ruas, você está simplesmente dando a volta no mesmo quarteirão! rs...


Pra saber das histórias, curiosidades e fatos locais eu sempre procuro o FREE WALKING TOUR que a maioria das cidades turísticas oferece, tanto no Brasil quanto no mundo. Os passeios tem guias apaixonados pelo lugar, que te contam muitas coisas bacanas sobre a cidade, geralmente saem de um dos pontos turísticos mais famosos, duram 2 horas e você pode pagar pelo passeio no final o quanto quiser. Acho muito legal, porque além do passeio ser democrático sempre é muito interessante e te faz olhar a cidade com outros olhos, pós passeio! Você sai de lá sabendo porque as janelas tem riscos laterais, porque as pedras da rua tem duas cores, porque a cidade inunda, qual casa ainda pertence à família real, etc, etc, etc!

Eu sempre falo do free walking tour porque é demais! Você também procura essa atração turística quando viaja? Eu procuro, presto atenção e ainda faço perguntas! rs...

"Viajar é a única coisa que você compra e te deixa mais rico"



Comentários

Postagens mais visitadas